“Amanhã começa tudo de novo”
- Diego Ferreira de Oliveira
- 30 de abr. de 2023
- 2 min de leitura

Esse pensamento é frequente para quem sofre da síndrome do domingo à noite. O problema é caracterizado pela angústia (vazio), e pela ansiedade de iniciar a semana com todos os desafios no trabalho ou estudo período de trabalho ou estudos.
A Síndrome do Domingo, também conhecida como Síndrome Pré-Segunda ou Síndrome do Fim de Semana, é uma condição psicológica que afeta algumas pessoas no final de semana, principalmente no domingo à noite, quando elas começam a se sentir ansiosas e deprimidas com a perspectiva de ter que voltar ao trabalho ou às atividades rotineiras na segunda-feira.
Seja estudante ou funcionário de uma empresa, o desanimo no final do domingo nos impedem de aproveitar as últimas horas que temos no final de semana. De acordo com uma pesquisa realizada pelo consultor de carreiras Fredy Machado, cerca de 90% das pessoas não estão satisfeitas em seus trabalhos. Esse é um dos pontos que podem gerar a síndrome.
De acordo com especialistas, o ritmo do mundo moderno tem feito os seres humanos sentirem cada vez mais desânimo ao fim do domingo. Problemas recorrentes vividos durante a semana podem ser outro gatilho para a síndrome.
Os sintomas da Síndrome do Domingo podem incluir tristeza, irritabilidade, ansiedade, insônia, falta de apetite, dores de cabeça e cansaço. Esses sintomas podem afetar a qualidade de vida das pessoas e até mesmo prejudicar o desempenho no trabalho ou na escola.
Isso acontece por conta da imprevisibilidade da vida. Ficamos ansiosos, angustiados pelo que está por vir. Nesta situação olhamos o futuro com referencias do passado, com isso, não vivemos o presente.
Para evitar a síndrome, é importante encontrar maneiras de tornar as segundas-feiras mais agradáveis, como planejar atividades que você gosta de fazer após o trabalho, reservar um tempo para relaxar e se preparar mentalmente para a semana de trabalho que se aproxima.
Comments