top of page
Buscar

O que é ansiedade?

  • Foto do escritor: Diego Ferreira de Oliveira
    Diego Ferreira de Oliveira
  • 15 de abr. de 2023
  • 2 min de leitura


Ansiedade é uma reação natural do corpo, ligando preservação da espécie, a resposta emocional normal e natural do corpo humano a situações que consideramos desafiadoras, ameaçadoras ou estressantes. É um mecanismo de autoproteção que prepara o corpo e a mente para responder a situações estressoras, que exige reações de fuga e luta.


É uma reação do sistema nervoso que prepara o corpo para enfrentar o perigo, liberando hormônios como adrenalina e cortisol, aumentando a frequência cardíaca, respiratória e a pressão arterial, entre outras respostas.


A ansiedade nos auxilia quando nos deparamos com uma situação perigosa, por exemplo, conduzindo um carro, moto ou bicicleta e precisamos desviar rapidamente de um obstáculo, ou algo que pode nos acidentar. Ou quando estamos trabalhando a ansiedade nos auxilia para aumentar a concentração e atenção em nossos afazeres, trazendo um melhor desempenho para as atividades, ou situações que nos causam medo, além de respostas fisiológicas com sudorese (suor), desconforto abdominal, boca seca, entre outros. Todavia, porque a ansiedade pode nos paralisar?

Quando a ansiedade se torna excessiva, persistente e começa a interferir no dia a dia, afetando as relações, o trabalho e outras atividades, pode se tornar um transtorno de ansiedade. Os transtornos de ansiedade são condições médicas que envolvem sintomas físicos e emocionais intensos e persistentes, como preocupação excessiva, medo irracional, irritabilidade, tensão muscular, sudorese, tremores, entre outros sintomas.

Abaixo listei alguns sintomas recorrentes que mais aparece no consultório, contudo, não são apenas estes, pois os sintomas podem variar.


Alguns Sintomas de Ansiedade

  1. · Tensão ou nervosismo;

  2. · Sensação de que algo ruim vai acontecer;

  3. · Problemas de concentração e/ou memória;

  4. · Medo constante;

  5. · Descontrole sobre os pensamentos, principalmente dificuldade em esquecer a causa da tensão;

  6. · Problemas para dormir;

  7. · Irritabilidade;

  8. · Dor ou aperto no peito;

  9. · Dores no estômago, Azia, Diarreia;

  10. · Respiração ofegante ou falta de ar;

  11. · Aumento do suor;

  12. · Tremores nas mãos ou outras partes do corpo;

  13. · Boca seca;

  14. · Náusea;

  15. · Tensão muscular;

  16. · Dores de cabeça;

  17. · Falta de energia;

  18. · Batimentos cardíacos acelerados ou palpitação;

  19. · Aumento ou diminuição do apetite;

  20. · Prisão de ventre;

  21. · Nas mulheres, ocorrem períodos menstruais irregulares e/ou dolorosos, redução do desejo sexual;

  22. · Nos homens causa impotência, baixa produção de espermatozoides, e queda do desejo sexual.

Esses sintomas podem ocorrer em diferentes graus de intensidade e frequência e podem interferir significativamente na vida da pessoa, afetando suas relações interpessoais, seu trabalho, sua capacidade de realizar tarefas diárias e seu bem-estar emocional. O tratamento envolve terapia para compreendermos os gatilhos até chegarmos a causa raiz das crises e, em alguns casos, medicação.


Procurar ajuda é um sinal de força!




 
 
 

Comentarios


bottom of page