top of page
Buscar

Que vazio é esse?

  • Foto do escritor: Diego Ferreira de Oliveira
    Diego Ferreira de Oliveira
  • 30 de abr. de 2023
  • 1 min de leitura

Os objetivos de vida, definidos anos atrás, deixam de fazer sentido. O que, de fato, você está procurando? O que, de fato, faz sentido nessa vida?


Muitos já sentiram o estranho sentimento de vazio interior em algum momento da vida. Em épocas de transição, ruptura, como da adolescência para a vida adulta, ou da vida adulta para a velhice, as pessoas se sentem perdidas diante do mundo de possibilidades recém aberto para elas. Da mesma forma, os períodos de mudança causam uma sensação semelhante. Os propósitos se modificam com a nova realidade, podendo levar tempo para que elas os reencontrem.


A sensação de vazio é descrita como a consequência da falta de fontes de prazer, ou como dizemos em termos psicanalíticos e filosóficos é a ausência de significados ou propósito na vida, uma sensação de isolamento e desconexão do mundo e dos outros.


Não necessariamente é quando a vida não esta bem, também pode ocorrer mesmo que sua vida pareça bem-sucedida do ponto de vista externo.


A vida não tem um significado inerente - pronto - ou objetivo. A vida é como um cesto vazio que cada sujeito cria seus sentidos e significados, afinal, nem tudo que serve para uma pessoa serve para os outros. Então cabe a cada um de nós refletirmos que vida eu quero viver?


Este é um tema recorrente na terapia, pois vivemos envolto a mudanças, rupturas, separações. Pessoas que se vão, pessoas que chegam. É crucial refletir e acima de tudo escolher quem queremos ser, tentando a todo momento nos desfazer das opiniões alheias e escolher o que é mais desafiador: o que verdadeiramente desejamos, mesmo que isso vá contra os outros.


 
 
 

Comments


bottom of page